BARREADO NA PANELA DE PRESSÃO

Prato típico do litoral paranaese, o barreado é um ensopado de carne cozido em fogo muito baixo para concentrar  os sabores.  Quem vai a Morretes, Antonina e Paranaguá (PR), sempre experimenta o barreado preparado num caldeirão de barro que, em fogo a lenha baixíssimo, leva 12 horas para chegar ao ponto da carne se desmanchar e surgir o caldo saborosissimo que, com farinha de mandioca fina, forma um pirão.

Antigamente, para tudo cozinhar no líquido (que não pode evaporar), a panela era vedada com barro. Hoje, porém, o comum é usar uma mistura de farinha de mandioca e água (1 xícara de água para 2 xícaras de farinha). O barreado nasceu como algo prático para momentos de festa, tudo cozinhando junto e de uma vez para que todos se alimentassem sem perder os festejos. Como poucos têm fogão a lenha e panela que abrigue os ingredientes com largueza e conduza o calor com suavidade (as de ferro, inox e alumínio esquentam demais e tudo cozinha muito rápido), a saída é preparar a versão de panela de pressão. 

Mesmo porque o método tradicional não passa de uma forma ancestral dessa panela. Na pressão, o barreado fica pronto em 3 horas. A banana - que pode ser nanica, prata ou da-terra - acompanha o prato tanto crua como cozida, assada ou dourada na frigideira com um fio de óleo. Pimenta, fresca ou em conserva, não deve faltar à mesa. 

INGREDIENTES
● 250 g de bacon em tirinhas finas
● 1,2 kg de carne bovina para ensopados, limpa
e em cubos de uns 2 cm (coxão mole ou duro,
acém, patinho ou maminha)
● 1 colher (chá) de cominho (ou à gosto)
● 2 folhas de louro
● 2 cebolas grandes, em cubos médios
● 2 dentes de alho, picadinhos
● 4 tomates maduros, sem sementes, em cubinhos
● 1 xícara de salsinha e cebolinha picadas 
1/3 de xícara de vinagre de vinho branco
● 2 litros (aproximadamente) de água
● 1 pimenta-dedo-de-moça, picada (ou a gosto)
sal e pimenta-do-reino moída na hora
● 6 bananas maduras (cruas ou cozidas, assadas ou douradas na frigideira), para servir
● Farinha de mandioca temperada, para
servir
● pimenta em conserva ou molho  de pimenta  para servir 

PREPARO
MONTAGEM - Numa panela de pressão grande, espalhe metade do bacon. Por cima, coloque metade dacarne e do cominho e polvilhe sal. Depois coloque metade do louro, da cebola, do alho, do tomate e das ervas e, então, repita as camadas
COZIMENTO - Regue com o vinagre e a água, tampe a panela e cozinhe, em fogo baixo, por umas 3 horas (passadas 2 horas, retire a panela do fogo, espere o tempo necessário para abrir, verifique se há bastante água e complete se necessário). 
No final, o caldo deverá estar muito saboroso, e a carne, desmanchando-se. Acerte o sal, coloque numa sopeira e sirva o barreadoainda fumegante. 
Para servir, faça um pirão, colocando, em prato de sopa, uma colher de farinha de mandioca  e uma concha de barreado com bastante caldo. Ponha sobre o pirão um pouquinho mais de carne,  banana e pimenta  à gosto . 

NOTAS :
■ Rendimento: 6 porções
■ Além dos acompanhamentos tradicionais  ( banana  e farinha) sirva um arroz branco  e não  deixe de fazer uma assadeira  de batata assada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado, crítica ou dúvida, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!

Tia Sô

authorOlá, meu nome é Solange Grignolli. Nasci no Paraná (com muito orgulho) e, não posso negar, sou do século passado. Adoro o Sul do país e as coisas simples da vida. Sou sincera, honesta e leal. Adoro meu marido, meu filho, meus amigos e minhas cachorrinhas. Sou o que sou, sem frescuras, e gosto muito de pessoas assim também.
Seguir