ARROZ BRANCO ( O BÁSICO )

Após o sucesso da  estreia no blog da seção  "o básico",  com a Maionese Relâmpago, e atendendo a pedidos, volto com um clássico das aventuras de novatos na cozinha: o arroz branco. Sei que isto não é prato para 'gourmet', mas qualquer um há de concordar que um arroz bem feito é o básico numa cozinha, depois do salvador da pátria 'ovo frito' (também já tratado nesta seção).

INGREDIENTES :

1 xícara de arroz
2 xícaras de água
2 colheres de azeite de oliva (ou óleo)
1/2 meia cebola
Alho picado (a gosto)
Tempero pronto ou sal
MODO DE FAZER :

1. Coloque as duas xícaras de água numa chaleira ou caneca, no fogo alto. Numa panela média, esquente duas colheres de azeite de oliva (ou óleo) e adicione meia cebola picada em pedaços bem pequenos -- esta quantidade é mínima, para temperar, mas se preferir pode por até uma cebola inteira (média). Deixe dourar e acrescente alho picado a gosto, desses já prontos, mas escolha uma marca decente, pois algumas apresentam pequenos pedaços brancos que não douram e nem sabor de alho têm.

2. Em seguida, com a mesma xícara que usou para medir a água, pegue o arroz e coloque na panela. Deixe "fritar" por um a dois minutos, mexendo bem. Observação : como esta é uma receita que pretende ser fácil, esqueça este negócio de escolher e lavar o arroz. Gaste um pouco mais e compre arroz de boa procedência, já lavado e escolhido. Recomendo o "Prato Fino" ou "Camil".

3. ARROZ SOLTO : Assim como a carne, também “selamos” o arroz. O ato de "fritar" o arroz é  importante para garantir textura. Esse processo fará com que o amido remanescente da superfície do arroz perca sua habilidade de grudar, deixando o arroz soltinho ao final.

4. Adicione a água fervente, mexa bem e acrescente tempero pronto -- uso tempero completo, com pimenta -- ou apenas sal, à vontade.
5. Espere levantar fervura e, então, tampe a panela (mas não totalmente, pois a água pode transbordar e sujar o fogão). Baixe o fogo. Aguarde cerca de quinze minutos, verifique com uma colher se há água no fundo da panela. Se ao abrir um buraco com a colher, juntar rapidamente água, deixe por mais alguns minutos e verifique outra vez.

6. Tire a panela do fogo e deixe ficar mais 5 minutos abafada. Sirva e agradeça os aplausos.

Dica : se estiver com pressa de comer e detestar arroz molhado, coloque um guardanapo limpo sobre a panela e tampe. O pano vai absorver toda a água e ajudar a secar o arroz.

Quantidades, equivalência e rendimentos :
  • 1 xícara arroz   -   2 xícaras de água    -    para 2 a 3 pessoas
  • 2 xícaras arroz    -    3 1/2 xícaras de água    -    para 4 a 6 pessoas
  • 3 xícaras arroz    -    5 xícaras de água    -    para 7 a 9 pessoas
Se você tiver uma turma grande para o almoço calcule 1/4 de xícara para cada pessoa.
Em Tempo : Se (Deus o livre!) o arroz queimar, tire a panela do fogo, coloque numa bacia com água fria e, sem mexer no fundo, retire o arroz de cima. Mas se o desgraçado gosto de queimado já tiver tomado conta de tudo, esqueça. Refaça o arroz e não se preocupe: todos tem uma história de arroz queimado pra contar.

Um comentário:

Deixe aqui seu recado, crítica ou dúvida, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!

Tia Sô

authorOlá, meu nome é Solange Grignolli. Nasci no Paraná (com muito orgulho) e, não posso negar, sou do século passado. Adoro o Sul do país e as coisas simples da vida. Sou sincera, honesta e leal. Adoro meu marido, meu filho, meus amigos e minhas cachorrinhas. Sou o que sou, sem frescuras, e gosto muito de pessoas assim também.
Seguir