PÉ DE MOLEQUE - MACIO


Estamos em tempos difíceis, mas ainda assim a lembrança das Festas Juninas chegam nesta época. Além disso, algumas leitoras -- invariavelmente intimadas a "colaborar" com  algum prato em reuniões de família ou no trabalho -- pediram uma receita fácil para esses dias. Então, revendo meus antigos cadernos encontrei esta maravilhosa dica de "Pé de Moleque", não num dos volumes, mas numa velha e amarelada folha de caderno, quase destruída pelo tempo (veja ao lado). 
O doce é muito rápido de fazer e sua característica especial é a maciez. Há muitas formas de fazer pé-de-moleque, mas nesta a combinação de leite condensado e da manteiga deixa o açúcar caramelizado com uma consistência única. Os pedaços ficam firmes, mas macios. 

INGREDIENTES
  • 1 pacote de amendoim cru (500 gramas)
  • 3 xícaras de açúcar refinado
  • 1 colher de margarina (sem sal)
  • 1 lata de leite condensado
PREPARO

1. Antes de começar, separe uma panela grande e uma colher de pau proporcional ao tamanho desta. Isto porque, do começo ao fim, você terá que mexer bastante para não deixar empelotar e passar do ponto. Além do mais, se tiver uma pedra grande (granito ou mármore), limpe-a com cuidado e passe manteiga para untar. Caso não tenha, separe pelo menos dois refratários grandes, unte e deixe-os prontos.

2. Coloque o amendoim na panela, todo o açúcar e a manteiga. Em seguida, comece a mexer. Sempre. O tempo todo. Até derreter o açúcar.

3. Quando todo o açúcar derreter por inteiro e o doce estiver homogêneo, todo marrom (cor de caramelo), coloque toda a lata de leite condensado, sem parar de mexer. Apague o fogo, mexa um pouco mais, só até baixar a fervura e despeje todo o conteúdo na pedra previamente untada. Espalhe com a colher de pau, formando um retângulo e deixando da grossura que desejar. 

4. Deixe esfriar e corte em pedaços. Você pode embalar, servir num prato bem enfeitado ou num saquinho desses que se vende em loja de doces.
Dica : Se o doce não for para uma festa, mas apenas para consumo caseiro, com os dias frios ele perderá a maciez gradativamente. Mas basta colocar no microondas, por 10 ou 15 segundos, para recuperar sua consistência original.

14 comentários:

  1. Luciana Toth11/23/2011

    QUAL É ESSE PONTO??
    Minha mãe fazia um pé de moleque inesquecível e que ninguém nunca conseguiu fazer, ela já faleceu e infelizmente não deixou a receita, eu era pequena e via ela fazer, mas nunca aprendi.
    Hj morro de vontade de comer o pé-de-moleque maravilhso que ela fazia.

    Vou tentar esta receita, todos que eu fiz ficaram uma pedra. o que será que deu errado??

    Obrigada.
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo1/13/2012

    espero q eu tenha mais sorte q a Luciana.
    qdo eu fizer eu volto a comentar

    ResponderExcluir
  3. Luciana Toth5/21/2012

    Oi tia So, adivinha?????? Consegui fazer o pé de moleque. Ahh DEUS DO CÉU QUE MARAVILHA.
    Ficou igualzinho da minha mãe. Podem fazer que fica perfeito.
    Amei, adorei, apaixonei!

    Tia So, obrigada por ter dado esta receita pra nós e por ter me ajudado a relembrar o melhor pé-de-moleque do mundo e da minha infância.
    Ah, vou fazer denovo, viu!

    bjos, bjoss...

    ResponderExcluir
  4. Gente to loca com esse blog é cada receita caseira que acho que não vou conseguir seguir minha dieta
    minha mae é cozinheira de mão cheia e ama receitas.

    vou explorar rs

    meus parabéns!

    ResponderExcluir
  5. vou fazer se gostar volto e conto a vcs!!!

    ResponderExcluir
  6. Anônimo6/12/2013

    Vou fazer por esses dias. Mas, acredito que vai ficar uma delícia !!!

    ResponderExcluir
  7. Pode ser feito com amendoim torrado? com o amendoim cru fica tao bom quanto o torrado?

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Ficou com boa aparência e macio. Mas vou fazer de novo para melhorar o formato e a espessura, pois vou fazer pra vender. Pensei que não fosse dar certo, pois cada receita da net explica de um jeito, porém, cheio de complicações. No entanto esse modo de fazer é super rápido. Obrigada!

    ResponderExcluir
  10. Anônimo9/22/2014

    BARBARA
    dia 22 / 09 / 2014
    hora ; 01;27 da madrugada
    oi dona SÔ , tenho um pequeno negócio , e vou fazer para vender bem baratinho para a criançada .
    volto aqui para contar ...........

    ResponderExcluir
  11. Anônimo10/31/2014

    To até desanimada, vivo fazendo pe de moleque e dá errado toda vez...vou ver se com essa receita me dou bem, senão...vou ter que comprar de quem faz bem né!

    ResponderExcluir
  12. Fiz e deu errado. Ficou puxento. Tentei d novo e aconteceu o mesmo. Alguem sabe o q posso estar fazendo de errado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriel. O problema de sua preparação, provavelmente, foi o "ponto". Há dois momentos importantes para que o doce fique na textura ideal. O primeiro é o do ponto de caramelo, no qual todo o açúcar deve derreter e deixar a preparação com uma massa homogênea e marrom. O segundo é logo em seguida, quando se acrescenta o leite condensado. Após despejar o conteúdo da lata, mexa apenas até incorporar à massa já existente na panela. Em seguida, apague o fogo e continue mexendo, até baixar a fervura; mas não espere esfriar. Ainda quente, despeje o conteúdo na pedra ou forma untada, espalhando rapidamente. Tente novamente e, tenho certeza, dará certo. Boa sorte !

      Excluir
  13. Anônimo6/26/2018

    Ficou muito e foi muito fácil de fazer.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado, crítica ou dúvida, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!

Tia Sô

authorOlá, meu nome é Solange Grignolli. Nasci no Paraná (com muito orgulho) e, não posso negar, sou do século passado. Adoro o Sul do país e as coisas simples da vida. Sou sincera, honesta e leal. Adoro meu marido, meu filho, meus amigos e minhas cachorrinhas. Sou o que sou, sem frescuras, e gosto muito de pessoas assim também.
Seguir