Torta de Laranja Portuguesa

Esta receita é tradicional portuguesa, ancestral na região de Pontinha, um distrito do município de Odivelas, com poucos habitantes. Ali, um confeiteiro (ou "pasteleiro" como dizem os portugueses) ensinou-a a seu filho, Marco Costa, que é hoje, seguramente, um dos chefs confeiteiros  mais jovens e talentosos do país. Os portugueses o conhecem desde 2011, quando foi finalista do programa "Casa dos Segredos" e conquistou a admiração da apresentadora  Teresa Guilherme (e do público em geral) com uma "torta de laranja" que se transformou no seu cartão de visita. Para nós, no Brasil, seria chamado de "Rocambole de Laranja", mas não importa o nome e sim o sabor.

Atualmente, Marco Costa possui uma fábrica de doces em Casal de Cambra, nos arredores de Lisboa, que lhe permite dar resposta às encomendas que recebe por telefone ou pela internet, fornece a restaurantes e confeitarias. “Partilho todas as minhas receitas. Se as pessoas guardam segredos, arriscam-se a morrer com eles", costuma dizer. E aqui partilhamos da mesma filosofia. Aproveitem. 

 

INGREDIENTES

500 g de açúcar
50 g de farinha
15 g de fermento em pó
2 laranjas grandes (casca e sumo)
12 ovos 

PREPARO

1. Junte os ingredientes sólidos – o açúcar, a farinha e o fermento – e misture bem. 

2. Adicione a raspa e o sumo das laranjas e mexa. 

3. Por fim, junte os ovos e bata bem.

4. Leve para assar, em banho-maria, em forno preaquecido a 220 °C. 

5. Depois de cozida, enrole a torta ainda quente.

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado, crítica ou dúvida, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!

Tia Sô

authorOlá, meu nome é Solange Grignolli. Nasci no Paraná (com muito orgulho) e, não posso negar, sou do século passado. Adoro o Sul do país e as coisas simples da vida. Sou sincera, honesta e leal. Adoro meu marido, meu filho, meus amigos e minhas cachorrinhas. Sou o que sou, sem frescuras, e gosto muito de pessoas assim também.
Seguir