PERU NA MANTEIGA DE ERVAS COM RECHEIO DE FAROFA

Eu e meu marido adoramos o Natal, mas só sentimos que a data passou a ser completa quando chegamos a esta receita perfeita de peru assado. Depois de algumas tentativas, chegamos a esta versão,  que agradou à  toda a família.  Sempre adoramos a forte presença da farofa e acrescentei as ervas e a manteiga, buscando preservar a suculência da carne branca e o sabor delicado do peru.

Como a maioria, já sofri por muitos jantares ao provar um peru seco e com molho sem gosto. Mas  esta receita de vai colocar um fim ao seu sofrimento. O resultado é, sinceramente, espetacular ! Carne bem temperada, suculenta  e rosada; farofa úmida  e igualmente saborosa. Meu conselho: faça  !

Tempo: 3 horas
Rendimento: 1 peru de 5 kg serve de 8 a 10 pessoas

INGREDIENTES

● 1 peru grande com cerca de 5 kg
● 2 cebolas cortadas ao meio
●  1 limão (metade)
● 1 cabeça de alho, cortados ao meio na horizontal
●  6 folhas de louro frescas
●  Azeite de oliva
●  8 fatias de bacon
● Sal e pimenta do reino
Manteiga de ervas
● 370 gramas de manteiga 
●  1 colher de sopa de azeite
● raspas da casca e suco de 2 limões sicilianos
● 3 dentes de alho, descascados e amassados
● Maço pequeno de salsinha (destaque as folhas), picado
Farofa de farinha de milho
●  300 g de bacon picado
● 1 pimenta dedo-de-moça, sem sementes, picada finamente 
● 1 cebola grande (ou duas médias) picada
● 4 dentes de alho picados
●  2 xícaras (chá) de farinha de milho
●  2 tomates, sem sementes, cortados em cubos
● 100 g de azeitonas verdes (sem caroço), cortadas na metade
● Sal e pimenta do reino a gosto 

PREPARO

1. Pré-aqueça o forno a 220 ° C.
2. Manteiga de ervas : Deixe a manteiga em temperatura ambiente até que esteja em ponto de pasta. Em uma tigela grande, tempere com sal e pimenta; adicione o azeite e misture bem. Adicione as raspas de limão e suco, o alho e a salsa picada. Misture bem e reserve.
3. Deixe o peru limpo por dentro. Se necessário,  lave rapidamente água corrente e seque com papel toalha. Tempere a cavidade bem com sal e pimenta e, em seguida, preencha o espaço com as cebolas, o limão, a cabeça de alho e com três folhas de louro inteiras.
4. Com as mãos, lentamente, solte a pele no peito, começando pela parte próxima à cavidade. Use uma espátula para conseguir chegar o mais próximo possível da parte superior do peito, mas sem soltar a pele naquela extremidade. Preencha tal espaço com a manteiga de ervas,acrescentando pequenas porções com uma colher e espalhando com a lateral da mão ao passá-la sobre a pele, com cuidado para não romper o tecido. Faça pequenas incisões na pele das coxas e repita o procedimento. 
5. Coloque metade do tempero e o restante espalhe por fora de toda a ave, massageando
suavemente a manteiga. Por fim, coloque as folhas de louro restantes por sob a pele. Prenda as coxas com um barbante para segurar os ingredientes colocados na cavidade.
6. Coloque o peru em uma assadeira grande, com o peito para cima. Tempere bem com  sal e pimenta, em seguida, regue com um pouco de azeite.
7. Assar o peru no forno quente por 15 minutos. Retire a assadeira do forno, regue a ave com os sucos da bandeja e coloque as fatias de bacon sobre o peito para mantê-lo úmido. Regue novamente. Diminua a temperatura para 180° C e cozinhe por cerca de 2 horas e 1/2, regando a cada 30 minutos.
8. O peru estará pronto quando a temperatura interna atingir 74°C . Quem não dispuser de termômetro culinário, pode testar se o peru está cozido inserindo um palito na parte mais espessa da perna. Se o suco que escorrer estiver limpo e não rosado, a ave está pronta. 
9. Transferir o peru para uma travessa aquecida. Deixe o peru para descansar em um lugar quente por pelo menos 45 minutos. Enquanto isto, prepare a farofa.
10. Farofa de milho : Aqueça uma frigideira grande. Coloque o bacon picado e a pimenta, e deixe-os fritar, até que o bacon comece a derreter sua própria gordura. Acrescente a  cebola e refogue por cerca de dois minutos, para, em seguida, incorporar o alho e fritar  por mais um minuto. Mexa com frequência para evitar que queimem e coloque os tomates, misturando bem. Logo em seguida, coloque uma xícara de farinha, misture bem e despeje o restante. Por fim, incorpore as azeitonas e experimente, acertando o  tempero com o sal e a pimenta.
11. Retire as folhas de louro, assim como os demais temperos da cavidade (cebola, limão e alho). Preencha o espaço com a farofa e, se necessário, ajeite novamente as coxas da ave, prendendo-as com barbante. Sirva inteiro 
 NOTAS
☆ Como temperaturas do forno e formas de peru e tamanhos variam, é fundamental para verificar o seu peru cerca de 30 minutos antes da hora de assar calculada. Se os sucos são cor de rosa, asse por mais 15 minutos e verifique novamente. Repita conforme necessário até que o peru esteja cozido.
☆  Preocupado sobre quanto tempo cozinhar o peru? O segredo é saber quantos quilos tem a ave e o tempo necessário para cozinhá-lo completamente. A regra de ouro é cerca de 15 minutos para cada 450 g de carne de peru. 
☆ Você pode preparar o pássaro ou apenas a mistura de manteiga na noite anterior para economizar tempo para o dia seguinte.
O bacon é usado em vez de folha de alumínio para dar umidade e proteger a pele de queimar na parte superior.  Uma vez que o peru está cozido, você pode usar o bacon para um molho.
Você deve deixar o peru descansar após  tirá-lo  do forno. Isso permitirá que os sucos, ainda quentes, sejam reabsorvidos pela carne. Se necessário,  aqueça apenas na hora de servir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado, crítica ou dúvida, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!

Tia Sô

authorOlá, meu nome é Solange Grignolli. Nasci no Paraná (com muito orgulho) e, não posso negar, sou do século passado. Adoro o Sul do país e as coisas simples da vida. Sou sincera, honesta e leal. Adoro meu marido, meu filho, meus amigos e minhas cachorrinhas. Sou o que sou, sem frescuras, e gosto muito de pessoas assim também.
Seguir