BOLINHO DE CHUVA

Nesses dias no sítio de meus pais e tios, ficou claro que podemos não saber qual será o almoço ou jantar, mas a certeza de nossas vidas é o "cafezinho da tarde". É quase uma instituição nas cidades do interior. E, dia desses, uma chuva de final de tarde me fez lembrar do delicioso Bolinho de Chuva que minha avó fazia. 

Fui para o barracão do sítio, onde fica nossa "cozinha comunitária" e acho que consegui reproduzir aquela preciosidade de minha infância. Um bolinho de massa de sabor  suave, macio e nada engordurado.  Comemos, é claro, com um café passado na hora e polvilhados com açúcar e canela. Mas a gulodice me fez resgatar  um doce de leite guardado na dispensa de meu "cafofo" e nos acabamos de tanto comer . Um conselho : faça !!
INGREDIENTES
● 2 ovos
● 1 xícara de açúcar (240 ml)
● 1 xícara (chá) de leite (240 ml)
● 2 e 1/2 xícaras (240 ml) de farinha de trigo
● 1 colher (sopa) de fermento em pó
● 3 colheres (sopa) de açúcar para polvilhar
● 1 colher (sopa) de canela para polvilhar
● 1 litro de óleo para fritar
PREPARO

1. Misture todos os ingredientes até obter uma massa cremosa e homogênea.

2. Deixe aquecer uma panela com bastante óleo para que os bolinhos possam boiar.

3. Quando o óleo estiver bem quente (180º C), com uma colher, comece a colocar pequenas quantidades de massa, e frite até que dourem por inteiro.

4. Coloque os bolinhos sobre papel absorvente e depois passe-os no açúcar com canela.

DICAS

☆ Bolinho Sequinho - O segredo é simples: adicionar um pouco de amido de milho na massa.

☆ Tipos - Existem outros tipos de bolinho de chuva, como bolinho de chuva de banana e até bolinho de chuva salgado? Para tentar, basta  tirar o açúcar da massa e ao invés de açúcar e canela, polvilhar no bolinho de chuva simples uma mistura de especiarias.
☆ Variações  - A mesma massa pode servir de base para várias receitas, com pequenas variações. Use sua criatividade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado, crítica ou dúvida, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!

Tia Sô

authorOlá, meu nome é Solange Grignolli. Nasci no Paraná (com muito orgulho) e, não posso negar, sou do século passado. Adoro o Sul do país e as coisas simples da vida. Sou sincera, honesta e leal. Adoro meu marido, meu filho, meus amigos e minhas cachorrinhas. Sou o que sou, sem frescuras, e gosto muito de pessoas assim também.
Seguir