CHÁ PARA TOSSE

Retornei para casa com gripe (fiz teste RT-PCR hoje e felizmente não  estou  com Covid). Tive sintomas leves, mas restou uma tosse seca persistente. Me lembrei, então, de uma receita caseira de chá para tosse que sempre usei e que considero  tiro e queda. É  uma combinação de gengibre, limão, camomila e mel, que resulta numa bebida saborosa e eficaz.

Pesquisando para essa postagem descobri que o gengibre com limão é indicado devido à sua ação anti-inflamatória e antisséptica. Além do mais  ajuda a hidratar as cordas vocais, acalmando toda a região da garganta e diminuindo os acessos de tosse. Já a  camomila possui propriedade antibacteriana, antiespasmódica, estimulante da cicatrização, antidiarreica, analgésica, anti-inflamatória, antioxidante e calmante. 

INGREDIENTES

● 1 litro de água fervente
● 4 colheres de sopa de açúcar 
● 50 g de gengibre 
● 10 cravos
● 1 pau de canela
● 1 limão cortado, com casca, em 4, sem a membrana branca do meio
● 1 saquinho de camomila  (cerca de 10 gramas)
● mel à  gosto

PREPARO 

1. Derreta o açúcar, junte o gengibre descascado e cortado  em rodelas e o cravo. 
2. Mexe bem tomando o cuidado pra não queimar muito o açúcar. 
3. Junta a água , misture até dissolver o açúcar. 4. Quando começar a ferver, junte o limão e a camomila. Deixa em fogo brando por cerca de 2 minutos. 
5. Desligue o fogo e abafe com uma tampa ou um prato. 
6. Aguarde em torno de 20 minutos e sirva. 

DICAS 
Eu prefiro requentar o chá  no microondas  e só  então  acrescentar o mel. Mascse preferir , pode adicionar o ingrediente em todo o preparo logo que desligar  o fogo.
☆ Deve-se tomar uma xícara pequena  ou pelo menos  1 colher de sopa deste chá a cada 4 horas, enquanto a tosse persistir. 
Esse chá também pode ser utilizado como remédio caseiro para tosse em crianças, pois não apresenta efeitos colaterais.

2 comentários:

  1. Obrigada por compartilhar está receita maravilhosa. Me ajudou muito e já compartilhei com todos amigos. Deus lhe pague . Abraços 😍🥰

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom saber, Malu. Eu e meu marido também já usamos com bons efeitos. Volte sempre. Bjs.

      Excluir

Deixe aqui seu recado, crítica ou dúvida, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!

Tia Sô

authorOlá, meu nome é Solange Grignolli. Nasci no Paraná (com muito orgulho) e, não posso negar, sou do século passado. Adoro o Sul do país e as coisas simples da vida. Sou sincera, honesta e leal. Adoro meu marido, meu filho, meus amigos e minhas cachorrinhas. Sou o que sou, sem frescuras, e gosto muito de pessoas assim também.
Seguir