BATATA NA MANTEIGA E AZEITE

Nosso almoço foi meu segundo prato preferido (depois de ovo, em todas as suas variações) : batata assada. Pelo menos uma vez por semana comemos esta receita simples, saborosa  e certeira na hora de matar a fome. Ela pede apenas ingredientes simples (que encontro até mesmo no bar da esquina) e, até na falta do arroz, pode ser apreciada sem medo. Dica de ouro: depois de pronto, passe um pedaço de pão na mistura de azeite, manteiga e alho que fica na assadeira onde estão as batatas. Garanto que valerá à pena !

INGREDIENTES

  • Umas dez batatas pequenas.
    A quantidade é variável, de acordo com a fome ou o número de pessoas presentes. É evidente que a quantidade dos demais ingredientes está relacionada à porção proposta. Se você for aumentar ou diminuir o número de batatas, deverá adequar os demais itens
  • 1 colher de manteiga
  • 3 colheres de azeite
  • Meia cebola
  • 1 colher de alho picado
  • Um sachê de "Meu Segredo", o tempero pronto da Maggi, granulado e que já vem com sal e pedacinhos de sete vegetais diferentes. Se não encontrar em sua cidade, use um tempero granulado de sua preferência, mas destinado a "vegetais".
  • Alecrim ou orégano à gosto

PREPARO

1. Cozinhe as batatas.

2. Aqui em casa, depois de perder o ponto por algumas vezes, decidi cozinhar as batatas numa panela comum. Na pressão, a dificuldade é saber o momento exato do cozimento, pois ele varia de acordo com a quantidade e até o formato das batatas. Já na panela normal, basta tocar com um garfo para verificar o ponto certo.

3. Com as batatas cozidas, numa frigideira grande, derreta a manteiga com o azeite. Em seguida, coloque o alho e a cebola, e  deixe dourar. Junte o tempero pronto (na sugestão, o "Meu Segredo") e misture bem. 

4. Despeje as batatas na frigideira e mexa com cuidado para não desmanchá-las. Tempere com orégano e dê uma fritada nas batatas. Depois, coloque numa assadeira e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus, até dourar.

5. Sirva como preferir. Minha sugestão é com arroz branco, apenas, ou com acompanhamento de uma carne. A combinação perfeita seria costela bovina assada na churrasqueira. Bom apetite.

7 comentários:

  1. Batata assada é tudo de bom e a combinação é perfeita.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo10/26/2011

    Nossa amei essa ideia...Fiz em casa e deu muito certo!
    Espero que tenha novas ideias e novos pratos deliciosos.
    Bjuss
    Jéssica,12 anos

    ResponderExcluir
  3. Anônimo5/17/2012

    Anos depois do post a receita continua fazendo sucesso! Como estava chovendo muito e minha amada estava fora da cidade, resolvi me aventurar pela cozinha. Procurei alguns ingredientes e algumas receitas no tio Google e encontrei essa. Adorei pela siplicidade. No lugar da costela usei uma picanha feita no Jorge Foreman. Meu filhos ao verem a mesa me pergutaram se a mãe tinha voltado para casa. Excelente se acompanhada com um bom vinho. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo10/18/2012

    Fiz agora na minha casa.É SIMPLISMENTE MUITO GOSTOSO!!!!
    PARABÉNS!!!

    ResponderExcluir
  5. Anônimo5/01/2013

    Minha receita ficou MARAVILHOSA! Cozinhei, coloquei manteiga derretida com azeite por cima e coloquei pra assar durante 10 minutos! Ficou deliciosa! beijos

    ResponderExcluir
  6. Perdi o ponto da batata, alguma sugestão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apenas olho e paciência. Uma dica : não espere as batatas ficarem macias para retirar da panela. Lembre-se que elas continuam cozinhando e, depois, vão à frigideira e ao forno.

      Excluir

Deixe aqui seu recado, crítica ou dúvida, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!

Tia Sô

authorOlá, meu nome é Solange Grignolli. Nasci no Paraná (com muito orgulho) e, não posso negar, sou do século passado. Adoro o Sul do país e as coisas simples da vida. Sou sincera, honesta e leal. Adoro meu marido, meu filho, meus amigos e minhas cachorrinhas. Sou o que sou, sem frescuras, e gosto muito de pessoas assim também.
Seguir