BISCOITOS NATALINOS (SPEKULATIUS)


Quer você os conheça como spekulatius, speculoos, speculaas, spekulatius ou Biscoff, poucas coisas são tão irresistíveis quanto esses biscoitos natalinos! Maravilhosamente crocantes, crocantes e profundamente caramelizados, eles com certeza farão parte de seu regime anual de panificação natalina!

Speculoos, na  Bélgica, são biscoitos de gengibre condimentados que são tradicionalmente feitos e consumidos no dia de São Nicolau e durante as festas de fim de ano. Eles são tradicionalmente gravados com designs usando moldes de madeira, rolos especiais ou carimbos de biscoitos. São  igualmente populares na Holanda ( speculaas ou biscoitos de moinho de vento holandeses) e na Alemanha (spekulatius ) . Esta receita speculoos cria aqueles biscoitos perfeitamente deliciosos, finos, crocantes, crocantes e caramelizados que são positivamente irresistíveis comidos simples ou mergulhados em uma bebida quente.

Qual é a história por trás do Speculoos? 

Os biscoitos Speculoos datam de pelo menos meados de 1600, quando os sapatos das crianças bem comportadas eram enchidos com eles na véspera de 5 de dezembro. No dia seguinte, as crianças corriam para ver o que Sinterklaas deixou para eles. As crianças boas esvaziavam os sapatos e mastigavam alegremente seus montes de speculoos enquanto as crianças más eram carregadas no saco de estopa de Sinterklaas. Essa era a ameaça de qualquer maneira. Pelo que a história nos diz, nenhuma criança foi realmente tirada, deixando-os com outra chance de acertar no ano seguinte.

Durante séculos, esses biscoitos foram um segredo bem guardado da Bélgica, Holanda e Alemanha, mas desde então se tornaram muito populares em grande parte do mundo na forma dos famosos biscoitos Biscoff da Lotus Bakeries, que agora são vendidos em mais de 40 países.

Em seus primeiros dias, os speculoos eram gravados com a imagem de São Nicolau e, ao longo dos anos, uma grande variedade de imagens foi usada.

As versões belga, holandesa e alemã desses cookies são semelhantes, mas com pequenas variações nas proporções e na quantidade de especiarias usadas, bem como na espessura dos cookies.

INGREDIENTES
  • 2 1/4 xícara de açúcar mascavo bem embalado
  • 1 xícara de manteiga sem sal , amolecida em temperatura ambiente
  • 2 gemas de ovo grandes (se a massa estiver muito seca, adicione um pouco de gema de ovo extra)
  • 3 colheres de sopa de creme de leite fresco
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha pura de qualidade
  • 1 colher de chá de raspas de limão finamente ralada
  • 1 xícara de farinha de amêndoa ou de avelã
  • 3 1/4 xícara de farinha multiuso
  • 1/2 colher de chá de amônia de padeiro (veja a explicação no blog)
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 2 colheres de chá de canela em pó
  • 1/2 colher de chá de noz-moscada moída
  • 1/2 colher de chá de cravo moído
  • 1/2 colher de chá de gengibre em pó
  • 1/4 colher de chá de sementes de anis moído
  • 1/4 colher de chá de cardamomo moído
PREPARO
 
1. Bata o açúcar mascavo, a manteiga, as gemas, as natas, a baunilha e as raspas de limão na batedeira com batedeira (ou na batedeira) até obter um creme claro e fofo (5-6 minutos).
2. Adicione a farinha de amêndoa / avelã e misture até incorporar.
3. Em uma tigela separada, misture a farinha, a amônia de padeiro, o sal e os temperos.
4. Enquanto bate, adicione aos poucos esta mistura de farinha à mistura úmida. (Se não estiver usando uma batedeira, use uma colher de pau enquanto pode e amasse com as mãos.) Se a massa estiver muito seca / farelenta, adicione um pouco de gema de ovo extra conforme necessário.
5. Forme uma bola com a massa, embrulhe bem em filme plástico e deixe descansar em um lugar fresco (NÃO na geladeira ou ficará quebradiço) por pelo menos 5 horas ou durante a noite.
6. Abra a massa sobre uma superfície de trabalho levemente enfarinhada com uma espessura de cerca de 4 mm ou pouco menos de 1/4 de polegada. Você pode simplesmente cortá-los em pequenos retângulos (como biscoitos Biscoff) ou você pode usar moldes, carimbos de biscoitos, um rolo de massa moldado ou qualquer cortador de biscoitos de sua escolha para moldar os speculoos (veja as fotos da postagem do blog para obter instruções sobre como usar moldes e rolos moldados). Se estiver usando moldes, certifique-se de polvilhar levemente com farinha para evitar que grudem. Corte os biscoitos e coloque-os em uma assadeira antiaderente. Refrigere os biscoitos por pelo menos uma hora antes de assar.
7. Pré-aqueça o forno a 375 graus F.
8. Asse os speculoos na grelha do meio por 10-12 minutos ou até que estejam bem dourados e caramelizados. Deixe os speculoos esfriarem por alguns minutos antes de transferi-los para uma gradinha para esfriar completamente.
9. Guarde-os em um recipiente fechado. É melhor esperar pelo menos uma semana antes de comê-los para permitir que os sabores se desenvolvam. Manterá em um recipiente hermético em local fresco por várias semanas.
10. Aproveite seus biscoitos sozinhos ou mergulhados na sua bebida quente preferida.

Imagem : Foto de Kaboompics .com no Pexels

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado, crítica ou dúvida, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!

Tia Sô

authorOlá, meu nome é Solange Grignolli. Nasci no Paraná (com muito orgulho) e, não posso negar, sou do século passado. Adoro o Sul do país e as coisas simples da vida. Sou sincera, honesta e leal. Adoro meu marido, meu filho, meus amigos e minhas cachorrinhas. Sou o que sou, sem frescuras, e gosto muito de pessoas assim também.
Seguir