MANJAR DE COCO COM CALDA DE VINHO E AMEIXAS


Há tempos tinha vontade de comer manjar, lembrando os doces de minha infância, mas seduzida pela idéia de adaptá-lo a uma versão adulta. Depois de ver algumas receitas, cheguei a esta que me pareceu perfeita para quem gosta de manjar com sabor real e não apenas uma triste lembrança do uso excessivo de amido de milho. Nela vai coco ralado, leite de coco e leite condensado e, para a calda, ameixas e um bom vinho tinto suave.

Decidi fazer apenas meia receita, pois meu marido fez cara feia quando anunciei o doce, explicando que "não gosta muito" de manjar. Não me desanimei, dei de ombros, proferindo minha sentença mortal : "Então vou fazer só pra mim! E VOCÊ não vai comer." Já descendo a escada, só ouvi um grunhido : "Peraí, não é assim!". Cruel!? Não. É que quando sou má, eu sou muito boa; mas quando sou gulosa, sou melhor ainda.

No final, ele provou e aprovou a receita, concluindo que, como eu aliás, não gostava mesmo é do gosto estranho de manjar com muito amido.

Quem preferir um sabor menos intenso de coco, basta suprimir o coco ralado e manter os demais itens. Outra coisa, a característica desse manjar é a cremosidade e não a firmeza, pois uma consistência mais firme exigiria uma maior quantidade de amido. Por esta razão, depois de apurado, despeje em pequenas formas (porções individuais), pois se colocar numa travessa grande ele vai rachar quando for desenformado.

INGREDIENTES
  • 1 lata de leite condensado (de preferência Leite Moça)
  • 2 latas de leite integral
  • 200 ml de leite de coco (ou uma garrafinha)
  • 4 colheres de amido de milho (Maizena)
  • 100 gramas de coco ralado úmido e adoçado (um saquinho)
Calda
  • 200 gramas de ameixa sem sementes
  • 3 colheres de açúcar
  • 1 xícara de vinho tinto suave
NOTAS:
1.  Fiz apenas meia receita: 1/2 lata de leite condensado; 1 lata de leite integral; 100 ml de leite de coco; 2 colheres de amido de milho e 50 gramas de coco ralado. Para ajudar, deixo aqui a medida exata do leite condensado. A lata pesa 395 gramas, o que corresponde a 300 ml; portanto, meia lata de leite condensado equivale a 150 ml.

2. Vinho - Utilizei o vinho tinto licoroso doce elaborado com uvas bordô da Vinícola Durigan, que fica em Santa Felicidade, em Curitiba (PR). Este, na verdade, é o único vinho tinto licoroso que conheço e é uma verdadeira delícia. Vale a pena experimentar. 

PREPARO

Coloque o leite condensado, o leite integral, o leite de coco e o coco ralado em uma panela e leve ao fogo médio para engrossar. Mexa constantemente para evitar que queime no fundo ou que o creme talhe. A consistência desejada e de um pudim. Em seguida, coloque em pequenas formas previamente molhadas. Leve para a geladeira por pelo menos duas horas.

Calda - Leve ao fogo uma panela com a ameixa, açúcar e o vinho. Deixe ferver, mexendo sempre, até formar uma calda grossa. Experimente e acerte o açúcar a seu paladar. Reserve.

Quando o manjar estiver gelado, desenforme, despeje a calda e sirva imediatamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado, crítica ou dúvida, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!

Tia Sô

authorOlá, meu nome é Solange Grignolli. Nasci no Paraná (com muito orgulho) e, não posso negar, sou do século passado. Adoro o Sul do país e as coisas simples da vida. Sou sincera, honesta e leal. Adoro meu marido, meu filho, meus amigos e minhas cachorrinhas. Sou o que sou, sem frescuras, e gosto muito de pessoas assim também.
Seguir