ACERVO DE D. SARAH

No mês  passado ganhei um presente precioso, como relatei por aqui, ao receber da  leitora 
@tessasurian uma caixa de receitas guardadas cuidadosamente,  ao longo da vida, por sua mãe Sarah dos Santos Lima Rocco.  E depois soube que  algumas coincidências fizeram herdar essa preciosidade, que pretendo honrar com muito carinho. 

Dona Sarah faleceu com 90 anos, em 2016. Durante a maior parte da sua vida, sempre foi muito interessada em alimentação e artesanato. Sua filha Tessa conta que  "era excelente declamadora em sua juventude (coisa q nem existe mais há muito)". Como era difícil conseguir receitas em tempos  sem internet, e quem tinha  uma receita  sensacional, não partilhava, ela começou  a colecionar as receitas de jornal, revistas, de amigas... Enfim, onde houvesse possibilidade ! Me vejo nela 🙂. D. Sarah era a Tia Sô raiz ...

A leitora conta,  ainda, que as festas comemorativas eram sempre na casa da mãe.  E aí se reuniam as duas filhas, genros, netos e amigos . "Aí, ela fazia as receitas deliciosas que coletara ao longo dos anos. E assim,  resultou uma coleção infinita de receitas recortadas, revistas, livros etc", revela. 

Era muito criteriosa com os ingredientes e exigia que fosse tudo natural .  Foi macrobiótica por muitos ano,  o que lhe  valeu chegar aos 90 anos. E a filha conta mais : "O molho de tomate dela é inesquecível!!! Assim como o tomate seco ! Fazia brigadeiros, beijinhos de coco e abacaxi, musses, bolos... adorava fazer coisas  diferentes! E ver a cara das pessoas quando adoravam a comida dela a enchia de alegria!!!"
Conto tudo isso para revelar a chegada de novas caixas (sim, caixas !) da coleção  de receitas  de Dona Sarah. Recebi  na terça-feira  e estou aos poucos garimpando "velhas novidades" . 

Mas como sou legal com vocês, não  serei egoísta. Farei algumas  das receitas  favoritas dela,  como o bolinho de bacalhau e o molho de tomate especial.  E, pensando como compartilhar  essa riqueza, decidi criar  uma seção  no blog chamada de " Acervo de D. Sarah", na qual vou reproduzir  na íntegra as receitas mais curiosas, difíceis  e improváveis.  Tenho certeza que, assim como eu, todos vão  se apaixonar por esta coleção.  
E,  por justiça,  mais uma vez, quero registrar meu agradecimento à  sua filha Tessa Surian pelo desprendimento e gentileza, representados pelo gesto de abrir mão  dessas preciosidades para que muitos possam conhecer.  

Muitíssimo  obrigada ! 

Queremos muito honrar a memória afetiva e os sabores  de  sua mãe. Beijos !

4 comentários:

  1. Eu também colecionava recortes com receitas,aos poucos estou desapegando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo. É cada vez mais difícil conseguir tempo e espaço para essas lembranças, mas, em homenagem a D. Sarah, aos poucos vou selecionar e digitalizar os recortes para poder compartilhar com as leitoras. Bjs

      Excluir
  2. Quero saber desse molho de tomate da dona Sarah😋

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acompanhe as postagens pelas redes sociais. Em breve vou reproduzir o molho e passar a receita. Bjs

      Excluir

Deixe aqui seu recado, crítica ou dúvida, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!

Tia Sô

authorOlá, meu nome é Solange Grignolli. Nasci no Paraná (com muito orgulho) e, não posso negar, sou do século passado. Adoro o Sul do país e as coisas simples da vida. Sou sincera, honesta e leal. Adoro meu marido, meu filho, meus amigos e minhas cachorrinhas. Sou o que sou, sem frescuras, e gosto muito de pessoas assim também.
Seguir