FRANGO ASSADO PERFEITO COM LIMÃO E ERVAS

Nunca gostei de frango  assado, pois minhas lembranças  de infância têm muitas imagens  da mesa de domingo com uma  macarronada "triste" e um frango  assado seco. Mas esta receita, que aprendi no primeiro  livro  do chef inglês  Jamie Oliver (The Naked Chef), me conquistou.  Posso dizer,  sem chance de errar,  que seguindo o passo-a-passo você  terá o frango assado perfeito. Recheado com ervas deliciosas para um sabor especial, este prato é  confiável e ideal para reunir a família. 

Na verdade, nunca tinha  visto ninguém cozinhar frango assim, mas é muito simples - deve ser a melhor maneira de comer frango assado e faz uma diferença absurda.  Basicamente, o segredo está em separar cuidadosamente a pele da carne no topo do peito de frango e rechear a lacuna com ervas frescas e delicadas, como salsa, manjericão e manjerona. 

INGREDIENTES 

● 2 cachos de ervas frescas, como manjericão, salsa, manjerona (60g)

● 1 limão

● 4 folhas frescas de louro

● 1 x 1,4 kg de frango inteiro

● azeite

● 2 raminhos de alecrim fresco


PREPARO 

1. Pré-aqueça o forno e uma assadeira a 220˚C. 2. Lave o frango por dentro e por fora e seque o mais possível com papel toalha. Esfregue o interior  do frango com sal.

3. Com cuidado, agarre a pele da ponta dos peitos de frango, certificando-se de que não rasgue, e puxe. Com a outra mão separe suavemente a pele da carne do peito. É normalmente conectado por uma membrana fina. Você pode deixar isso preso no meio e fazer dois pequenos túneis de cada lado ou pode tentar cortar o meio. 

4. Polvilhe um pouco de sal nas lacunas que você fez e empurre as ervas picadas. Regue com um pouco de azeite. 

5. Recheie o frango com limão, louro e alecrimPuxe a pele do peito de frango para a frente de modo que nenhuma parte da carne fique exposta. Junte os  pés e amarre o mais firmemente possível.

6.  frango assado perfeito tem carne de peito macia e úmida, pele crocante e carne da coxa bem cozida, sem sinais de sangue próximo  do osso. Então,  corto cada coxa cerca de 3 ou 4 vezes e esfrego algumas das ervas restantes, o que permite que o calor penetre diretamente na carne da coxa, permitindo que cozinhe mais rápido. 

7. Com a mão, passe um pouco de azeite na pele do frango e tempere generosamente com sal e pimenta. 

8. Retire a assadeira quente do forno e adicione um pouco de óleo. Coloque o frango com o peito voltado para baixo no fundo da bandeja e leve ao forno. Deixe cozinhar por 5 minutos, depois vire do outro lado, ainda com o peito para baixo. Cozinhe por mais 5 minutos, deixe agora o peito para cima  e cozinhe por 1 hora a 220˚C .

9. Use o excesso de gordura que pingar na assadeira para assar  batatas ou cozinhe as batatas na assadeira com o frango. 

DICAS :

A) Depois de muita decepção com frango de baixa qualidade,  recomendo que  compre frango orgânico ou caipira. Se não  conseguir, escolha o mais fresco que encontrar e deixe o tempero  agir  por pelo menos duas horas (na geladeira), antes de assar. 

B ) Retire o frango da geladeira 30 minutos antes de levá-lo ao forno, que deverá estar preaquecido a 220ºC .

C) Ao final, pele deve estar bem crocante e as ervas darão sabor à carne.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado, crítica ou dúvida, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!

Tia Sô

authorOlá, meu nome é Solange Grignolli. Nasci no Paraná (com muito orgulho) e, não posso negar, sou do século passado. Adoro o Sul do país e as coisas simples da vida. Sou sincera, honesta e leal. Adoro meu marido, meu filho, meus amigos e minhas cachorrinhas. Sou o que sou, sem frescuras, e gosto muito de pessoas assim também.
Seguir