Naquela época, La Madeleine era um bairro comercial em plena ascensão, onde os grandes artesãos do luxo francês haviam se estabelecido. Foi em 1872, depois de um incêndio, que a pequena padaria se transformou em doceria. No início, Jeanne Souchard, a esposa de Ernest Ladurée, teve a ideia de combinar dois géneros: o café parisiense e a doceria. Assim teve origem uma das primeiras casas de chá parisienses. Em 1993, foi assumida por Francis Holder e David Holder, fundador do grupo Holder. Em 15 anos, David Holder restituiu à Ladurée todos os seus traços de nobreza e conferiu-lhe uma notoriedade internacional graças ao seu célebre macaron.
A HISTÓRIA DO MACARON
A história do macaron Ladurée começa em meados do século XIX com Pierre Desfontaines, que primeiro pensou em pegar duas cascas de macaron e juntá-las com um delicioso recheio de ganache. A receita não mudou desde então. Ao longo dos anos, o macaroon Ladurée tornou-se um símbolo do modo de vida francês. Provado por Maria Antonieta no filme homônimo dirigido por Sofia Coppola, o macaroon também é homenageado em várias séries como "Made In Chelsea" ou "Gossip Girl".
Mas o doce icônico passou por um processo interminável de reinvenção e um surgimento incessante de novos sabores e cores. No início do século 21, os confeiteiros passaram a oferecer macarons com uma diferença de sabor entre recheio e biscoito. Recentemente, chefs pasteleiros vêm reformulando as receitas tradicionais usando inspirações saborosas .
Ano passado, de olho nas tendências de consumo globais, a Ladurée tratou de lançar no mercado versões veganas de seus macarons e de outros doces. E ousou ainda mais ao converter 100% do cardápio de seu principal salão de chá em Beverly Hills, Los Angeles, em itens plant-based, em parceria com o chef Matthew Kenney, estrelado pelo Guia Michelin. Também nos Estados Unidos, a marca criou, com êxito, uma linha de macarons à base de chocolate branco e cânhamo — ou hemp, derivado da Cannabis sativa. Tudo servido em um cenário colorido com tons pastel que recria, em todas as lojas, a mesma atmosfera.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu recado, crítica ou dúvida, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!