CREME GANACHE

O ganache é uma mistura de líquido de qualquer tipo com chocolate. Ou seja, você pode fazer uma ganache com água, sucos, leite, creme de leite, nata e por aí vai. Mexido até ficar macio, sedoso e brilhante, o ganache é essencisl na cozinha de qualquer confeiteira. Não é apenas fácil e rápido, mas muito versátil. O ganache de chocolate pode ser um recheio, molho, decoração ou cobertura. 

Ao fazer ganache caseiro, você precisa de uma proporção de 1: 1 (metade/metade) de creme para chocolate. Por isso, não  passarei as medidas dos ingredientes,  que podem variar de acordo  com suas necessidades .
PREPARO 
 
1. Pique o chocolate e coloque dentro do processador.

2.  Leve o líquido para esquentar. O ideal é não passar de 82 °C. No entanto, se você estiver usando uma quantidade muito grande de chocolate em relação à quantidade de líquido, aí então o ideal é ferver.

Tirando essa possibilidade, tente não passar dos 82 °C, que é quando começam a  formar aquelas pequenas bolinhas em torno da panela e um vapor leve vai subindo.
3.  Quando o líquido chegar à temperatura ideal, jogue-o por cima do chocolate. Feche a tampa do processador e espere 3 minutos.

4.  Processe até que fique com uma consistência bem lisa e brilhante.

5.  Então acrescente manteiga gelada e
picada (se desejar, pois ela dará brilho) . Processe até que tudo se misture.

6. Guarde em um pote hermeticamente fechado em temperatura ambiente (não coloque na geladeira) por pelo menos 8 horas, até que a ganache atinja sua consistência final. Ou, no caso de ganache líquida para cobertura, empregue-a por cima do bolo ou da torta imediatamente após a fabricação da ganache.
DICAS
☆Pique o chocolate o mais fino possível. Quanto mais fino você picar o chocolate, mais rápido ele derrete com o creme. Se o chocolate estiver em pedaços grandes, ele não derreterá totalmente.

☆ Despeje o creme quente sobre o chocolate picado e deixe descansar antes de mexer.

☆ Use chocolate de verdade; chips de chocolate baratos resultam em um ganache granulado. 

☆ Use uma colher ou espátula para misturar. Nunca o fouet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado, crítica ou dúvida, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!

Tia Sô

authorOlá, meu nome é Solange Grignolli. Nasci no Paraná (com muito orgulho) e, não posso negar, sou do século passado. Adoro o Sul do país e as coisas simples da vida. Sou sincera, honesta e leal. Adoro meu marido, meu filho, meus amigos e minhas cachorrinhas. Sou o que sou, sem frescuras, e gosto muito de pessoas assim também.
Seguir