PAVLOVA

Leve e delicado, crocante e doce, o merengue serve de forma para o clássico Pavlova. E esta é a sobremesa perfeita para os meses de primavera e verão, pois recebe frutas da estação, criando uma linda combinação. Na verdade, esta receita de pavlova é tão fácil de fazer que você vai adorar. 

É uma sobremesa simples que pode ser preparada com antecedência, tão fácil que até as crianças podem ajudar na decoração. Mas você pode  variar a cobertura de acordo  com seu gosto ou com as frutas existentes em qualquer época do ano. Uma sugestão: fica linda nas festas de fim de ano. 

INGREDIENTES 

● 3 claras
● 175 g de açúcar refinado
● 1 colher de chá de vinagre
● 1 colher de chá de amido de
milho
● 300 ml de creme de leite
para chantilly 
Para cobertura
● 300ml (1 1/4 xícaras) de creme de leite fresco ou de chantilly
● Frutas frescas (cerca de 250g + ou 2 xícaras) morango, kwi,  uva, manga, mirtilo ou framboesa 

PREPARO 
1. Coloque papel manteiga antiaderente e marque um círculo de 20 cm nele, usando um prato ou uma assadeira redonda como guia. 

2. Pré-aqueça o forno a 150°C. Em uma tigela grande, com uma batedeira, bata as claras em neve. Gradualmente, adicione o açúcar, 1 colher de sopa de cada vez, e bata bem depois de cada adição. Misture em separado o vinagre com o amido de milho e bata com as claras em neve com a última colher de açúcar.
3. Espalhe o merengue no círculo do papel manteiga, levantando as laterais mais do que o centro. Coloque no centro a do forno, reduza a temperatura para 140°C e asse por 1 hora até ficar com uma cor creme pálida.
4. Desligue o forno e deixe a Pavlova esfriar no forno, (deixo por mais uma hora). Se você mantiver a porta do forno fechada, obterá um merengue com o centro mais úmido  e elástico.
5. Bata o creme de leite fresco ou o preparado vegetal até ficarem firmes.  Se você mexer demais, basta adicionar um pouco mais de creme ou leite e misturar.
6. Retire a pavlova fria da assadeira e do papel manteiga e coloque-a em um prato de servir. Cubra com o seu chantilly e peça aos seus filhos  adicionarem as frutas.
7. Resfrie sua pavlova de frutas por uma hora antes de servir. Mas retire minutos antes para que fique  em temperatura ambiente.  Aproveite. 
DICAS 

☆ Antecipe - Pode ser feito no dia anterior (até o 4º passo) e mantido em local refrigerado.
☆ Porções  individuais  - Embora o disco de pavlova  no centro da mesa seja impactante, experimente  fazer porções  individuais  extras. Facilita muito a distribuição aos convidados e até o consumo.  
☆ Ao servir na mesa - Coloque dois terços do creme de chantilly no merengue, reserve algumas fatias de frutas; arrume o restante do creme. Cubra com o restante do creme e das frutas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado, crítica ou dúvida, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!

Tia Sô

authorOlá, meu nome é Solange Grignolli. Nasci no Paraná (com muito orgulho) e, não posso negar, sou do século passado. Adoro o Sul do país e as coisas simples da vida. Sou sincera, honesta e leal. Adoro meu marido, meu filho, meus amigos e minhas cachorrinhas. Sou o que sou, sem frescuras, e gosto muito de pessoas assim também.
Seguir