COXAS DE FRANGO AO MOLHO DE VINHO

Este preparo devo à porção  portuguesa de minha família.  Originalmente feito com coxas de pato, resulta num prato delicado, com a carne macia, suculenta, mas perfeitamente cozida. E o molho de Vinho do Porto faz, sim, toda a diferença.  

Caso não  tenha, utilize o melhor vinho tinto suave que tiver ou, melhor ainda,  um tinto licoroso.  Siga o mesmo procedimento de preparo. Tenho certeza que vai adorar !

INGREDIENTES 

● 4 coxas de frango
● 4 colheres de sopa de azeite
● 2 colheres de sopa de suco de limão
● 1 colher de sopa de açúcar 
● 3 colheres de sopa de vinho do Porto
● 250 g de pêssegos em calda
● 1 dente de alho
● 1 folha de louro
● 1 tablete de caldo de frango
● Sal
● Pimenta-do-reino moída na hora

PREPARO 

1. Tempere as coxas de frango com sal e pimenta-do-reino. 
2. Coloque o azeite em uma frigideira e leve as coxas para dourar em fogo forte. Em seguida, tampe a frigideira e deixe cozinhar durante dez minutos em fogo brando. 
3. Retire as coxas e leve-as ao forno, previamente aquecido a 160°C, por cerca de 30 minutos. 
4. Para fazer o molho, escorra a maior parte da gordura que restou na frigideira em que as coxas foram cozidas, mas sem lavá-la. Adicione o suco
de limão, o açúcar, o vinho do Porto,  o dente de
alho amassado, o louro e o caldo de gali-
nha, e cozinhe por 20 minutos, em fogo
muito brando e com a frigideira tampada.
5.  Então, retire as coxas de frango do forno e
regue-as com o molho. 
6. Se desejar, sirva com legumes cozidos  no vapor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado, crítica ou dúvida, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!

Tia Sô

authorOlá, meu nome é Solange Grignolli. Nasci no Paraná (com muito orgulho) e, não posso negar, sou do século passado. Adoro o Sul do país e as coisas simples da vida. Sou sincera, honesta e leal. Adoro meu marido, meu filho, meus amigos e minhas cachorrinhas. Sou o que sou, sem frescuras, e gosto muito de pessoas assim também.
Seguir