BOLO GELADO DE ABACAXI E COCO

Um bolo realmente INCRÍVEL, com camadas de massa e recheios cremosos de doce de  abacaxi, creme e umedecidas com leite de coco.  Considero uma obra-prima. E tem potencial para ser também um dos seus bolos favoritos de todos os tempos ! Conheci  essa combinação de sabores  numa festa de noivado, nos anos 90, quando a mãe do noivo fez questão de preparar e servir a todos. E foi paixão à primeira mordida. Consegui a receita e hoje considero este um daqueles bolos vintage, que todos já ouviram falar, mas cujo modo de fazer se perdeu com o tempo.

Não bastasse, sabemos que a comida e especialmente os doces nos conectam com as pessoas. E na primeira vez que  apresentei esta sobremesa num encontro de família meu tio Alceu Chirea, uma pessoa de poucas palavras e que admiro muito, chegou a dizer que foi o "melhor bolo que comeu na vida". A declaração me acariciou o coração e, na última passagem de ano, refiz a receita no sítio em que ele mora com meus pais e lhes ofereci de presente. Espero, então, que esta preciosidade da confeitaria, simples mas deliciosa, lhe agrade tanto quando à minha família. 

O bolo fica incrivelmente úmido (detesto essa palavra, mas deve ser usada aqui), e não muito  doce, o que adoro porque combina muito bem com os sabores dos recheios de abacaxi e creme da cobertura suave de coco, sem que nenhum elemento seja exageradamente destacado . Além disso, você pode cumprir as etapas de preparo com antecedência; e apenas montar em outro dia.  Vamos lá. 

PARA O PÃO-DE-LÓ

INGREDIENTES 
  • 5 ovos pequenos  ou 4 grandes.
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 xícara (chá) de leite fervente
  • 1 colher (sopa) de fermento químico
  • gota de baunilha a gosto
PREPARO 

1. Bata as claras em neve, com uma pitada de sal. Aqui cabe uma explicação  : esse truque da vovó de adicionar um pouco de sal  deve ser usado com cuidado. Isso porque o sal diminui a umidade do meio e aumenta a solubilidade das proteínas, então quando adicionamos uma quantidade maior do que uma pitada ele tende a desestabilizar as claras. Cuidado.
2. Em seguida,  acrescente as gemas, uma a uma. Bata bem após cada adição.

3. Junte o açúcar e a baunilha e continue a bater até obter um creme bem branco.

4. Diminua a velocidade da batedeira e ponha a farinha de trigo peneirada, alternando com o leite.

5. Acrescente o fermento e mexa delicadamente.

6. Despeje em uma forma grande, retangular, untada e polvilhada com farinha de trigo, e asse em forno médio (170 ºC a 190 ºC), preaquecido, até dourar a superfície. Aqui utilizei uma forma de 35 cm por 25 cm e 5 cm de altura; mas recomendo que utilize uma forma de 30 cm por 40 cm e 4 cm de altura, pois assim o bolo ficará mais baixo e poderá ser umedecido por inteiro.
RECHEIO DE ABACAXI

INGREDIENTES
  • 1 abacaxi pérola grande
  • 250 ml de açúcar refinado (a receita original indicava 1 "copo de requeijão")
  • 250 ml de água (a receita original indicava 1 "copo de requeijão")
PREPARO

1. Coloque todos os ingredientes no liquidificador e apenas pulse para uniformizar. Deve ficar uma mistura "pedaçuda" (com cubinhos de abacaxi) e não lisa. Mas se preferir "sentir" o abacaxi (como eu !), apenas corte em cubos bem pequenos e coloque direto na panela. 
2. Leve ao fogo médio até levantar fervura, mas não mexa inicialmente.
3. Apure por cerca de 5 minutos, depois mexa regularmente. Deixe reduzir por cerca de 35 minutos.
RECHEIO DE CREME

INGREDIENTES
  • 1/2 litro de leite
  • 1 lata de leite condensado
  • 2 gemas
  • 2 colheres de sopa de amido de milho
PREPARO

1. Em uma tigela, separe metade do leite e misture as gemas e todo o amido de milho. Incorpore os ingredientes e reserve. 

2. O restante do leite  (250 ml),  leve ao fogo, junto com o leite condensado, em fogo médio. Quando estiver quase fervendo, mantenha  no fogo e acrescente a mistura de leite, gemas e amido de milho; mexendo  sempre com um fouet até  engrossar. Ao final, quando tirar do fogo,  acrescente a baunilha e mexa apenas para homogeneizar .  

3. Coloque num recipiente largo e cubra com plástico  filme encostado, até esfriar. Se tiver pressa, pode colocar na geladeira. 
CALDA PARA REGAR O BOLO

INGREDIENTES
  • 250 ml de leite
  • 1 vidro de leite de coco (200 ml)
  • 1 colher de sopa de açúcar refinado
PREPARO

Misture todos os ingredientes e reserve. 
COBERTURA

INGREDIENTES
  • 2 claras
  • 2 colheres de sopa de açúcar refinado
  • 1 lata de creme de leite sem o soro
  • 200 gramas de coco ralado (2 saquinhos), que será usado para a base e cobertura
PREPARO

1. Bata as claras e o açúcar, como se fosse fazer um merengue. Eu fiz com um mixer, mas você pode utilizar também uma batedeira de mão.
2. Junte à esta mistura o creme de leite sem o soro e mexa. Não tenha medo de "desmontar" o preparo, pois o resultado é realmente uma calda grossa. 
MONTAGEM

1. Corte o bolo ao meio.
2. Forre uma assadeira com papel alumínio e espalhe bastante coco ralado na base.
3. Coloque a metade do bolo e todo o abacaxi em calda. Atenção : não escorra o doce, pois a calda servirá para umedecer a parte inferior do dolo.
4. Em seguida, espalhe o recheio de creme  por toda a superfície.
5. Coloque a outra parte do pão-de-ló e regue com a calda feita com leite, açúcar e leite de coco. Molhe bem.
6. Cubra com a mistura de claras em neve e creme de leite, espalhando bem em cima e nas laterais.
7. Espalhe bastante coco coco em cima do creme e cubra com papel alumínio.
8. Leve para refrigerar : pelo menos seis horas no freezer ou 12 horas na geladeira.
9. Após corte. Eu prefiro pedaços menores, de cerca de 2,5 cm por 8 cm (no Paraná, a medida seria 4 dedos e um dedão !!). Mas meu marido, que não tem fundo, cortou em pedaços de 5 cm por 4 cm. Escolha a medida que lhe for mais prática.
10.  Embrulhe cada pedaço em papel alumínio e leve à geladeira.
CONSERVAÇÃO : Eu prefiro congelar o bolo assim que pronto, cortar e mantê-lo no freezer. Quando for consumir, basta tirar alguns minutos antes. Outra solução de consumo é deixar sempre duas unidades na geladeira e terá sempre à mão uma sobremesa. Mas se for servir numa festa, basta preparar, manter na geladeira e servir numa bela bandeja; assim cada um pode se servir à vontade. E não se espante de vir alguém lambendo um pedaço de papel alumínio. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado, crítica ou dúvida, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!

Tia Sô

authorOlá, meu nome é Solange Grignolli. Nasci no Paraná (com muito orgulho) e, não posso negar, sou do século passado. Adoro o Sul do país e as coisas simples da vida. Sou sincera, honesta e leal. Adoro meu marido, meu filho, meus amigos e minhas cachorrinhas. Sou o que sou, sem frescuras, e gosto muito de pessoas assim também.
Seguir