MIL FOLHAS

O bolo mil-folhas, que possui origens antigas e desconhecidas, causou alvoroço em meu perfil ontem, quando postei um preparo com o número  18, em comemoração  aos 18 mil leitores do perfil. Decidi, então,  compartilhar a receita que considero perfeita e que é  do Chef Mario Grazia, do livro "Doces Tentações", editado pela Academia Barilla. 


Este delicioso Mil Folhas  é uma sobremesa clássica composta por três camadas de massa folhada leve recheada com creme de baunilha cremoso e coberta com cobertura de chocolate e baunilha.  


INGREDIENTES 


Para o creme de confeiteiro 


●  2 xícaras  de leite integral (xícara padrão de 240 ml)

● 2 colheres de sopa de extrato de baunilha  ou 1/2 fava de baunilha cortada no sentido do comprimento

● 6 gemas

● 135 gramas de açúcar  

● 40 gramas de amido de milho

● 1 colher de sopa de manteiga sem sal gelada


Para a massa 


● 1 pacote de massa folhada congelada (retangular) 


Para o glacê 


● 3 xícaras de açúcar de confeiteiro

● 2 colheres de chá de extrato de baunilha

● 1/4 xícara de leite (xícara padrão de 240 ml)

● 1/4 xícara de cacau em pó  (xícara padrão de 240 ml)


Para o chantilly 


● 1/2 xícara de creme de leite (xícara padrão de 240 ml)

● 3 colheres de açúcar  de confeiteiro 

PREPARO 


Para o creme de confeiteiro 


1. Coloque  o leite em uma panela média e leve ao fogo médio-alto. Se estiver ussndo baunilha em fava, acrescente ao leite logo no início.  

2. Deixe ferver mexendo de vez em quando, desligue imediatamente o fogo e deixe em infusão por 15 minutos.

3. Em uma tigela, misture o açúcar e o amido de milho, adicione as gemas e bata até ficar leve e fofo.

4. Bata em 1/4 xícara da mistura de leite quente até incorporar. Misture o restante da mistura de leite quente, reservando a panela.

5. Despeje a mistura  de volta para a panela. Cozinhe em fogo médio-alto, mexendo sempre, até engrossar e ferver lentamente.

6. Retire do fogo e misture a manteiga. E, se estiver usando  extrato de baunilha, acrescente  nesse momento. 

7. Deixe esfriar um pouco. Cubra com filme plástico, pressionando levemente o plástico contra a superfície para evitar a formação de uma película.

8. Refrigere pelo menos 2 horas ou até esfriar. 

Para a massa 


1. Descongele sua massa folhada no balcão por cerca de 45 minutos, em seguida, desdobre uma folha em uma superfície levemente enfarinhada. Pré-aqueça o forno a 200 º C.

2. Estenda  e use uma faca ou cortador de pizza para cortar retângulos de 5  x 10 cm. 

3. Forre uma assadeira com papel manteiga e coloque o primeiro lote de retângulos a cerca de 5 cm de distância. Coloque outra folha de papel manteiga por cima e cubra com outra assadeira. 

4. Asse por cerca de 11 minutos girando a bandeja na metade do tempo. Retire do forno e transfira para uma grade para esfriar. Repita o processo com o restante de massa folhada para os retângulos adicionais. 

Para o Glacê


1. Adicione o açúcar de confeiteiro a uma tigela grande, em seguida, despeje o extrato de baunilha e 3 colheres de sopa de leite misture e adicione mais leite conforme necessário. Você quer uma consistência espalhável, mas não uma consistência muito diluída. 

2. Transfira cerca de 1/3 xícara do preparo para outro recipiente e adicione o cacau em pó e outra colher de leite. Bata juntos até ficar homogêneo. Adicione mais leite conforme necessário para que a cobertura de chocolate tenha consistência com a cobertura de baunilha. 

3. Transfira cada parte de glacê para um saco de confeitar. Você pode usar uma pequena ponta redonda para o chocolate ou apenas cortar a ponta.

Para a decoração  e montagem

1. Coloque os retângulos em uma gradinha sobre um pedaço de papel. Espalhe a cobertura de baunilha em cada retângulo e, em seguida, faça as tiras de chocolate em cada um. Use um palito, espeto ou faca para criar o padrão,  arrastando a ferramenta pelas listras de chocolate em direções alternadas. Reserve.

2. Você pode acelerar as coisas organizando os topos em uma grade onde todos se tocam, em seguida, canalize o chocolate e crie as divisas.

3. Bata o creme de leite e o açúcar de confeiteiro até formar picos firmes. Bata o creme de confeiteiro gelado para quebrá-lo e alisá-lo Adicione meia xícara de chantilly ao creme de confeiteiro e misture. 

Obs.: Você NÃO precisa adicionar chantilly ao creme de confeiteiro. A receita original suaviza o creme de confeiteiro com chantilly, mas você pode pular esta etapa se desejar.

4. Coloque 8 bolas de creme de confeiteiro no primeiro pedaço de massa folhada. Coloque outro pedaço de massa por cima, em seguida, faça mais oito bolas e adicione o topo.

NOTAS

✅ Esta receita faz uma boa quantidade de creme, mas você pode aumentá-lo e suavizá-lo adicionando chantilly. O chantilly pode ser adoçado ou puro. Essa combinação é chamada de creme diplomata e é muito linda.

✅ Você também pode adicionar suco de maracujá para um sabor tropical incrível, ou pode adicionar alguma outra redução de frutas.

✅ Este creme pode ser feito com até 24 horas de antecedência. Leve à geladeira até 1 hora antes de usar. 

✅ Armazenamento -  A sobremesa pode ficar na geladeira por 2 dias em um recipiente hermético, mas a massa vai absorver o líquido do recheio e perder a crocância. Então, prefira servi-los logo depois de montados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado, crítica ou dúvida, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!

Tia Sô

authorOlá, meu nome é Solange Grignolli. Nasci no Paraná (com muito orgulho) e, não posso negar, sou do século passado. Adoro o Sul do país e as coisas simples da vida. Sou sincera, honesta e leal. Adoro meu marido, meu filho, meus amigos e minhas cachorrinhas. Sou o que sou, sem frescuras, e gosto muito de pessoas assim também.
Seguir