POR QUÊ FORMAS SOLTAM DO CUPCAKE DEPOIS DE ASSADO ?

Todas concordam que é  muito frustrante quando isso acontece!  Eu recebo muito essa pergunta, e isso já me incomodou muito, porque isso estraga o visual e há muitas razões pelas quais pode acontecer. Selecionei, então, algumas dicas que  podem ajudar a ter fornadas melhores desses deliciosos bolinhos.  


1. Pré-aqueça  o forno 

Quando vamos assar cupcakes  ou qualquer  outro bolo ou pão,  temos  que ter o forno pré-aquecido.  Essa é  a exigência  número  um e não há  como " dar um jeito" se esqueceu  de ligar seu forno. Também  já  falei 


2. Escolha uma boa receita 


Receitas com alto teor de líquido são mais propensas a resultar em problemas. Minha  receita de cupcake favorita é da confeiteira  inglesa Mary Berry  e posso postar aqui se vocês  quiserem. 


Certifique-se de amolecer primeiro a manteiga (não use margarina, pois tem mais água  e pode dificultar a obtenção  de um bom resultado). E  deve bater a gordura e o açúcar até ficarem bem leves e fofos. 


E  importa que seus cupcakes  estejam completamente  balanceados. Isto quer dizer que a quantidade  de gordura de sua massa esteja compatível  com a quantidade  de ingredientes  secos. Massa com excesso de gordura resultam em excesso de umidade e bolinhos soltos ou grudados  nas formas. 


3. Quantidade certa de massa

Nem demais, para não transbordar, nem de menos. Cupcakes com pouca massa tendem a se soltar da forminha, então sirva sempre cerca de 3/4 de massa.

4. Cozimento cuidadoso 


Asse seus cupcakes em formas resistentes. Certifique-se, primeiro,  de que estão completamente limpas e asse em uma assadeira de metal de qualidade, com paredes grossas e que conduza bem o calor. 

Você também precisa conhecer o seu forno – as temperaturas do forno podem variar em até 20° C de cada lado do que diz no mostrador. Invista em um termômetro de forno ou aprenda a ajustar seu forno de acordo com a forma como seus bolos assam. Se você assar seus cupcakes em uma temperatura muito baixa, eles ficarão secos e duros; se você assar seus cupcakes em uma temperatura muito alta, eles terão um pico muito pronunciado. Você quer alcançar um crescimento uniforme. 


Se você cozinhar mal seus cupcakes, eles vão soltar das formas, cozinhe-os demais e eles também vão soltar. Cupcakes perfeitamente cozidos devem ser de um marrom dourado claro, quando você pressiona suavemente com o dedo eles devem estar firmes  e se você ouvir com atenção eles devem ficar quietos - se você os ouvir 'cantando' eles precisam de mais um minuto ou dois.  O barulho é da umidade ainda existente na massa.


Ao tirá-los do forno, coloque-os com cuidado e cubra com um pano de prato. Não os retire da forma imediatamente. Se você fizer o choque da queda repentina de temperatura pode fazer com que as formas se soltem. Deixe-os por cerca de 20 minutos para que ainda estejam ligeiramente quentes e, em seguida, remova-os e coloque-os em uma grade de resfriamento para esfriar completamente - novamente coberto com um pano de prato. Só  retire do forno  quando  estiverem totalmente  secos. Ou seja, quando é  possível tocar com os dedos e ele não  grudar.  


Lembre-se que a umidade é a principal razão pela qual os cupcakes soltam da forma. Quando tirá-los do forno, não os deixe em um ambiente com vapor : não tenha  panelas com água borbulhante ou chaleiras fervendo.

5. Armazenar 


Os cupcakes devem ser assados ​​o mais próximo possível de serem servidos ou de algum evento – eles não devem ser armazenados por períodos de tempo. NUNCA  guarde seus cupcakes em uma lata ou recipiente tipo Tupperware. A condensação se forma e esse excesso de umidade fará com que os cupcakes se soltem. O melhor é cobri-los com pasta de açúcar, fondant ou glacê quase assim que eles esfriam. Certifique-se de que a cobertura cubra todo o topo do cupcake. Isso forma uma vedação completa, mantendo o bolo fresco por dentro. Coloque os cupcakes decorados em uma caixa de cupcake de papelão. 

Assar em mini casos é muitas vezes mais complicado. Coloque suas formas em uma forma de mini muffins, encha usando um saco de confeitar 3/4 até o topo. Mergulhe o dedo em água fervida resfriada e gire em volta do topo para selar antes de assar.


DICAS

✅Sempre guarde seus forros de cupcake em sua embalagem original ou em um copo para que eles não possam relaxar. Uma vez que o papel é esticado, ele fica muito grande e não faz mais uma bela forma redonda, como na foto à esquerda.


Uma vez que o papel tenha soltado, é difícil colá-lo no cupcake novamente. Se isso acontecer com você, a solução mais elegante é tirar os cupcakes do forro de papel  e colocá-los em separado,  em um prato de servir. Uma alternativa eventualmente viável é preparar uma cobertura que envolva todo o bolo, voltando a acomodá-lo em uma forma limpa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado, crítica ou dúvida, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!

Tia Sô

authorOlá, meu nome é Solange Grignolli. Nasci no Paraná (com muito orgulho) e, não posso negar, sou do século passado. Adoro o Sul do país e as coisas simples da vida. Sou sincera, honesta e leal. Adoro meu marido, meu filho, meus amigos e minhas cachorrinhas. Sou o que sou, sem frescuras, e gosto muito de pessoas assim também.
Seguir