BOLO DE CHOCOLATE, CREME E AMARETTO

Já disse aqui que minha receita de bolo de chocolate para rechear é do tipo norte-americano, que resulta em miolo super úmido e textura fudge, porém leve. E, pra quem não sabe, eis o segredo : o bolo é tão úmido graças ao leitelho, também chamado de buttermilk . E vou te ensinar   uma combinação inusitada, com creme de confeiteiro, que também me surpreendeu. E, para dar um toque adulto, reguei o bolo com licor Amaretto, que realçou os sabors do chocolate e do próprio creme.  Para cobrir testei o Creme Slack (creme de cacau intenso), da linha bendito Cacau, da Cacau Show. Mas, caso tenha dificuldade de encontrar, deixo minha variação com ganache. 

INGREDIENTES

Para o bolo

● 2 ovos

● 1  e 1/2 xícara de açúcar (xícara padrão de 240 ml)

● 1 e 1/2 xícara de farinha de trigo 

● 1  xícara de chocolate em pó (recomendo no mínimo 50 % cacau)

● 1/2 colher de sopa de bicarbonato de sódio

● 10 gramas de  chá de fermento em pó

● 245 ml de Buttermilk  (1 colher de chá de vinagre  e uma xícara de leite integral)

● 180 ml de de água morna

● 120 ml  de óleo

● 1 colher de chá de essência de baunilha

 

Para o creme de confeiteiro 

●  2 xícaras  de leite integral (xícara padrão de 240 ml)

● 2 colheres de sopa de extrato de baunilha  ou 1/2 fava de baunilha cortada no sentido do comprimento

● 6 gemas

● 135 gramas de açúcar  

● 40 gramas de amido de milho

● 1 colher de sopa de manteiga sem sal gelada


Para o Ganache

● 300g de chocolate meio amargo picado

● 150 ml de creme de leite

● 1 colher de sopa de manteiga

PREPARO 

Ganache

1. Para fazer o ganache, acrescente o creme de leite no mesmo bowl do chocolate, lembrando que  este tem que estar picado.  Leve para derreter no micro-ondas por um minuto e, com uma colher, mexa bem até obter uma mistura homogênea e bem cremosa. 

2. Se o chocolate não tiver derretido por completo, leve novamente ao micro-ondas por cerca de trinta segundos. 

3. Em seguida, acrescente a manteiga e mexa para esta dissolver e ficar uniforme. Ela trará mais brilho e maciez, resultando num creme liso.

4. Com o ganache pronto, cubra com plástico filme, em contato, para evitar que o preparo fique ressecado. Deixe descansar em temperatura ambiente por pelo menos duas horas para ganhar consistência. 

Buttermilk

1. Comece preparando o buttermilk (leitelho), que é a alma da receita. Este nada mais é que um leite levemente talhado, que deixa os bolos mais macios e saborosos.

2. Para fazer basta adicionar o  vinagre ao leite. Mexa e deixe repousar por quinze minutos. 

Para o creme de confeiteiro 

1. Coloque  o leite em uma panela média e leve ao fogo médio-alto. Se estiver ussndo baunilha em fava, acrescente ao leite logo no início.  

2. Deixe ferver mexendo de vez em quando, desligue imediatamente o fogo e deixe em infusão por 15 minutos.

3. Em uma tigela, misture o açúcar e o amido de milho, adicione as gemas e bata até ficar leve e fofo.

4. Bata em 1/4 xícara da mistura de leite quente até incorporar. Misture o restante da mistura de leite quente, reservando a panela.

5. Despeje a mistura  de volta para a panela. Cozinhe em fogo médio-alto, mexendo sempre, até engrossar e ferver lentamente.

6. Retire do fogo e misture a manteiga. E, se estiver usando  extrato de baunilha, acrescente  nesse momento. 

7. Deixe esfriar um pouco. Cubra com filme plástico, pressionando levemente o plástico contra a superfície para evitar a formação de uma película.

8. Refrigere pelo menos 2 horas ou até esfriar. 

Bolo de Chocolate

1. Para fazer a massa, comece peneirando  os ingredientes secos : farinha, chocolate em pó, açúcar, o bicarbonato de sódio e o fermento.  Misture tudo com o auxílio de um fouet até conseguir uma mistura uniforme. 

2. Acrescente os ingredientes líquidos : os ovos , o buttermilk, o óleo, a água morna e a essência de baunilha.  Bata tudo com uma batedeira ou de maneira intensa, usando um fouet. Garanta que a mistura esteja homogênea passando uma espátula pelo fundo do recipiente. 

3. Não se assuste, pois esta massa fica bastante líquida .

4. Despeje  na forma e leve para assar em forno pré-aquecida a 180 graus, por cerca de 25 a 30 minutos ou até espetar um palito e ele sair limpo.

MONTAGEM
1.  Com as massas já frias, observe como o bolo fica escuro e extremamente macio, não havendo a necessidade de ser molhado. 
2. Para um acabamento mais profissional, corte o topo, nivelando. Na sequência, corte o  bolo na metade. 
3. Em um prato de servir passe um pouco de ganache e espalhe com uma espátula para fixar a montagem.  
4. Coloque a primeira parte do bolo, molhe com licor Amaretto e cubra generosamente com o creme de confeiteiro.
5. Cubra com a segunda parte do bolo, regue novamente com licor (se desejar) e espalhe ganache por todo o topo. Minha montagem foi ao estilo Naked Cake, mas você pode cobrir completamente, se preferir.  
6. Mas não se preocupe em deixar totalmente reto, pois bolo originalmente tem um aspecto mais rústico. 
7. Por fim, mais isto é opcional,  espalhei splits, que são confeitos de chocolate em formato de quadradinhos.
DICAS
✅ Forma - O bolo foi assados em uma forma alta,  de 20 centímetros de diâmetro, previamente untadas e polvilhadas com chocolate em pó. Você pode moldar um manteiga, margarina ou desmoldante. 
Chocolate - dê preferência ao chocolate em pó, com pelo menos 50 % de cacau. Não use achocolatado , pois o bolo ficará enjoativo e a massa não ficará escura. Afinal, o diferencial desse bolo é o sabor intenso e a cor negra da massa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado, crítica ou dúvida, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!

Tia Sô

authorOlá, meu nome é Solange Grignolli. Nasci no Paraná (com muito orgulho) e, não posso negar, sou do século passado. Adoro o Sul do país e as coisas simples da vida. Sou sincera, honesta e leal. Adoro meu marido, meu filho, meus amigos e minhas cachorrinhas. Sou o que sou, sem frescuras, e gosto muito de pessoas assim também.
Seguir