O PONTO DO BRIGADEIRO

Na última  semana falei  sobre brigadeiro e recebi alguns comentários sibre dificuldade em encontrar o ponto ideal do doce. Concordo que essa é  uma dificuldade, mesmo para quem está  acostumado a preparar.  Na verdade, a cozinheira  pode até usar chocolate belga e manteiga francesa, mas se ele não sair da panela na hora certa, já era. Continuará  hostoso, mas longe da textura ideal.


Embora impreciso, o famoso “quando desgrudar do fundo da panela” é o segredo. E o que significa? Vou deixar algumas  dicas :


✅  Na panela, mexa a massa sem parar. O braço doerá um pouco, mas vale o esforço.


✅  Nesta etapa (mais ou menos 10 minutos de fogo) a massa vai ganhando cor e consistência. Fica marrom bem escuro e um pouco pesada. O suficiente para você sentir o peso da massa na colher. 


✅  Chegamos ao ponto. A sua massa (cor de chocolate amargo e pesada) começa a desgrudar do fundo da panela, sinal de que ela se transformou em uma massa moldável, base do brigadeiro. 


✅ Desligue o fogo e retire o doce da panela, transferindo-o para um recipiente untado com manteiga. 


✅  Deixe-o descansar quietinho e, quando esfriar, enrole.


✅  Para fazer uma bolinha perfeita, passe bastante manteiga (em temperatura ambiente) nas mãos e, com a ajuda de uma colher de café (ou um boleador de frutas untado com manteiga), recolha uma pequena porção de massa, fazendo movimentos circulares até atingir o formato ideal.


✅  Passe a bolinha nas raspas de chocolate  ou no confeito de sua preferência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado, crítica ou dúvida, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!

Tia Sô

authorOlá, meu nome é Solange Grignolli. Nasci no Paraná (com muito orgulho) e, não posso negar, sou do século passado. Adoro o Sul do país e as coisas simples da vida. Sou sincera, honesta e leal. Adoro meu marido, meu filho, meus amigos e minhas cachorrinhas. Sou o que sou, sem frescuras, e gosto muito de pessoas assim também.
Seguir