PICANHA ASSADA NA MANTEIGA DE ALHO


Uma das carnes preferidas no churrasco brasileiro é  a picanha, que tem mil formas saborosas na grelha. Mas saiba que se você  não  "pilota" a churrasqueira, ainda assim pode apreciar todo seu sabor com este preparo no forno doméstico.  A receita de picanha na manteiga de alho é  fácil, prática, suja pouca louça e leva poucos ingredientes. 

Precisará  apenascda carne, manteiga,  alho e sal grosso. Como acompanhamento, batatinhas... Porque carne e batata é  tudo !!

INGREDIENTES

    • 1 quilo de picanha
    • 1 tablete de manteiga
    • 10 a 12 dentes de alho
    • 1 colher de chá de pimenta-calabresa
    • 4 colheres de sopa de sal grosso
    • 1 quilo de batatas pequenas

PREPARO

1. Amasse ou rale os dentes de alho e misture  a pimenta e toda  a manteiga.

2. Com uma faca de ponta, na capa de gordura da peça faça cortes no comprimento e na largura, formando um xadrez e passe por toda a peça de picanha a manteiga misturada com o alho triturado,

3. Salpique sal grosso por toda a carne e deixe descansar de 10 a 15 minutos.

4. Preaqueça o forno a 200°C .

5. Coloque em uma forma, feche com papel alumínio, e leve para assar por 30 a 60  minutos a 200 º C, dependendo do ponto de sua preferência.

6. Enquanto isso, cozinhe as batatas em água  com sal  ( fiz elas com casca,  mas faça  como preferir).

7. Depois disso, tire o papel alumínio, vire a picanha do outro lado regue-a com o restante da manteiga e coloque as batatinhas pré-cozidas.

8. Vire a picanha por mais duas vezes até que ela esteja bem frita na manteiga, corte-a em fatias, doure por mais 5 minutos e sirva.

PONTO DA CARNE

Cada pessoa tem um ponto de assar preferido: al passado, ao ponto e bem passado. O ponto da carne está diretamente associado com a temperatura que cada parte do alimento atinge, ocasionando uma mudança de cor, textura e de suculência. É importante lembrar, que a cocção dos alimentos evapora os líquidos e faz com que a gordura seja perdida por gotejamento. Por isso, quanto mais passada a carne, menor é o sabor e a suculência da carne. E o melhor método para detectar o ponto da carne é usar um termômetro culinário. Eles informam exatamente a temperatura que o centro do alimento atinge, e desta forma, determinar com precisão seu ponto.

Deixo abaixo uma tabela com os pontos da carne, a temperatura e suas características. 


DICAS

✅ A proporção de sal grosso é uma colher de sopa por quilo de carne.
O tempo de cozimento no forno vai variar de acordo com o peso da picanha, quanto maior mais tempo ficará assando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado, crítica ou dúvida, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!

Tia Sô

authorOlá, meu nome é Solange Grignolli. Nasci no Paraná (com muito orgulho) e, não posso negar, sou do século passado. Adoro o Sul do país e as coisas simples da vida. Sou sincera, honesta e leal. Adoro meu marido, meu filho, meus amigos e minhas cachorrinhas. Sou o que sou, sem frescuras, e gosto muito de pessoas assim também.
Seguir