PURÊ DE BATATAS

Me dei conta que, inexplicavelmente,  deixei de compartilhar com vocês minha receita para este clássico dos acompanhamentos : o purê de batatas. Então, permita-me apresentar minha receita de purê favorita de todos os tempos, feita um milhão de vezes. ♡ 

É claro que todos têm direito à sua própria opinião sobre a melhor receita. Mas este purê é saboroso,  amanteigado e cremoso, feito a partir de um refogado de cebola e alho. E com o creme de leite, fica perfeitamente denso (não gosto de purê  peneirado e ultraleve).  

Tenho certeza que você vai amá-lo também. Então, se você está procurando uma receita de purê de batatas vencedora, marque esta.  

INGREDIENTES 

• 1,200 kg  de batatas (eu uso batata inglesa)
• 2 dentes de alho grandes, picados
• 1 colher de sopa de azeite de oliva 
• 1 cebola media finamente  picada ou ralada
• 2 colheres de sopa manteiga sem sal
• 1 caixinha,de creme de leite
• 2 sachês de tempero  Meu Segredo (7 vegetais), Maggi
• sal à  gosto 
PREPARO 

1. Corte as batatas.  Sinta-se à vontade para descascar as batatas ou deixar as cascas. Em seguida, corte-os em pedaços de tamanho uniforme, com cerca de uma polegada de espessura, e transfira-os para uma panela grande cheia de água e 1 colher de sobremesa  de sal. 
2. Cozinhe as batatas.  Depois que todas as batatas estiverem cortadas, certifique-se de que haja água fria suficiente na panela. Em seguida, aumente o fogo e cozinhe  por cerca de 10 a 12 minutos, ou até que uma faca inserida no meio de uma batata entre facilmente com quase nenhuma resistência. Escorra cuidadosamente toda a água, deixe esfriar um pouco, amasse ou esprema as batatas. 
3. Em uma frigideira de paredes altas ou numa panela grande, refogue a cebola e  o alho em azeite de oliva. 
4. Quando a cebola estiver transparente,  acrescente  a batata já  amassada  e misture bem.
5. Coloque duas colheres de sopa de manteiga sem sal e incorpore. 
6. Em seguida, inclua dois sachês de tempero Meu Segredo (7 vegetais), da Maggi, uma caucinha de creme de leite e desligue o fogo. Misture bem até  incorporar  inteiramente os ingredientes.  
7. Experimente.  Ajuste o sal e sirva.

DICAS 

✅  Amassar ou espremer -  A melhor ferramenta para purê de batatas fofo é o espremedor de batatas. Imagine um espremedor de alho gigante e pronto. Claro, que se não  tiver o equipamento,  ainda assim poderá fazer um ótimo purê.  Até  mesmo um garfo pode ser suficiente  se você  estiver empenhada. 

✅ Há quem use a batedeira elétrica para batatas. Eu não recomendo isso. É muito fácil obter batatas grudentas dessa maneira. Trabalhe os amidos um pouco demais e isso pode acontecer.

✅  Não existe uma receita ideal para purê de batatas. O bom purê  é  aquele  que agrada seu paladar. O meu precisa ter tempero e não  ser excessivamente liso. 

✅  O que acrescentarNo mínimo, amasso minhas batatas com manteiga e creme de leite. Mas a manteiga, acredito, é  o único  ingrediente obrigatório.  Depois disso, acredito que é prerrogativa do cozinheiro. A combinação clássica é manteiga e leite. Essa adição de laticínios ajuda na cremosidade.

✅  Batatas assadasVocê pode até assar as batatas primeiro e depois amassá-las, para algo totalmente diferente.

Confira a receita também no YouTube

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado, crítica ou dúvida, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!

Tia Sô

authorOlá, meu nome é Solange Grignolli. Nasci no Paraná (com muito orgulho) e, não posso negar, sou do século passado. Adoro o Sul do país e as coisas simples da vida. Sou sincera, honesta e leal. Adoro meu marido, meu filho, meus amigos e minhas cachorrinhas. Sou o que sou, sem frescuras, e gosto muito de pessoas assim também.
Seguir