NINHO COM CREME DE NATA

Aos domingos geralmente trago  receitas antigas, resgatadas  de recortes ou cadernos de família. Mas como estou viajando  para o Sul, decidi compartilhar o Ninho, um tradicional doce de uma das mais antigas confeitarias em funcionamento na capital paranaense, a Bombocado, no bairro Cristo Rei, em Curitiba. 

É uma massa leve, recheada com coco, que recebe uma generosa quantidade de creme feito à base de nata assim que sai do forno. Dizem que tem esse nome porque seu formato lembra os ninhos de passarinho. Além da receita tradicional, a confeitaria oferece variações do doce com recheio de maçã ou banana.
INGREDIENTES 

▶️ Massa

● 10 gramas de fermento biológico seco ou  30 gramas de fermento biológico fresco (2 tabletes)
● 5 colheres (sopa) de açúcar refinado
● 2 xícaras (chá) de leite morno
● 3 ovos
● 100 g de margarina
● 1 kg de farinha de trigo (aproximadamente)

▶️ Recheio

● 5 colheres (sopa) de manteiga
● 1 pacote de 100 g de coco ralado
● 3 colheres (sopa) de açúcar refinado

▶️ Cobertura

● 1 pacote de nata (produto comum no sul do país)
● 2 a 3 colheres de sopa de açúcar refinado
▶️ PREPARO 

1. Coloque em um recipiente, o leite morno, os ovos, a margarina, o açúcar e o fermento. Misture bem e vá acrescentando a farinha devagar. 

2. Sove bastante a massa com as mãos, até ela pegar liga. A massa ficará levemente pegajosa. Sove bem e deixe em repouso por 15 minutos.

3. Divida a massa em 4 partes iguais e abra com o rolo, formando retângulos com espessura de meio centímetro.

4.  Espalhe o recheio : com uma colher, passe a manteiga na massa aberta. Após isso, salpique o açúcar e coloque o coco. Enrole cada retângulo como um rocambole. 

5. Corte em fatias com 3 cm de largura (ou pouco mais de dois dedos) e coloque-as deitadas cobre assadeira untada, deixando cerca de 2  cm de espaço entre elas, pois irão crescer e encostar uma na outra. 

6. Cubra com um pano e deixe crescer até  dobrarem de tamanho.

7. Asse em forno médio pré-aquecido a  180 °C durante 15 a 20 minutos.

8. Enquanto isso, faça a cobertura. Coloque no recipiente de batedeira a nata e acrescente o açúcar. Bata só pra misturar.

9. Retire os ninhos do forno, espere amornar ne cubra com o creme.

DICAS

✅️ Se na sua região  não encontrar  nata, utilize creme de leite fresco.
✅️ Caso haja sobra de um dia para o outro, coloque num recipiente fechado e guarde. 
✅️ Há  quem prefira servir o creme frio sobre o ninho levemente  aquecido. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado, crítica ou dúvida, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!

Tia Sô

authorOlá, meu nome é Solange Grignolli. Nasci no Paraná (com muito orgulho) e, não posso negar, sou do século passado. Adoro o Sul do país e as coisas simples da vida. Sou sincera, honesta e leal. Adoro meu marido, meu filho, meus amigos e minhas cachorrinhas. Sou o que sou, sem frescuras, e gosto muito de pessoas assim também.
Seguir