GELEIA CRISTALIZADA DE MARMELO

Muito consumida no estado de Minas Gerais, a marmelada é um doce de origem portuguesa. A sobremesa é feita a partir do marmelo: fruta exótica nativa da Ásia e que tem  o fruto arredondado e amarelo, muito parecido com a pêra. É das poucas frutas comestíveis que não é consumida crua, pois tem uma polpa bastante dura e áspera, com gosto amargo.

O processo de sua preparação é bastante longo, mas bastante simples.  E, mais uma vez, recorro às dicas do  Acervo D. Sarah  [uma preciosa  coleção de receitas antigas que herdei da filha de D. Sarah dos Santos Lima Rocco] . Rende cerca de  100 quadradinhos de geléia.

▶️ INGREDIENTES 

● 2 kg de marmelos maduros (veja Dicas)
●2 limões de casca amarela, pequenos, cortados em rodelas
● 3 xícaras de água
● 9 xícaras (1,6 kg) de açúcar açúcar granulado fino para envolver as geléias
▶️ PREPARO 

1. Lave os marmelos e descasque. Corte ao meio e tire o miolo. Coloque as cascas e o miolo num pedaço de gaze e faça uma trouxinha. Pique a polpa dos marmelos.
2. Numa panela grande, coloque os marmelos, as rodelas de limão, a trouxinha e a água, leve ao fogo alto, tampe a panela e cozinhe, mexendo de vez em quando, por cerca de 30 minutos ou até os marmelos ficarem macios. Tire do fogo.
3. Passe os marmelos numa peneira e esprema bem a trouxinha para extrair todo o suco. Misture bem.
4. Coloque o purê de marmelo na panela, junte o açúcar, leve ao fogo brando e cozinhe, mexendo sempre, até a geléia se soltar do fundo da
panela. Tire do fogo.
5. Forre uma assadeira de 27 x 30 cm com papel-manteiga e unte levemente com óleo. Espalhe a geléia na assadeira e alise a superfície. Deixe esfriar completamente.
6. Corte em quadradinhos e passe em açúcar granulado, envolvendo-os bem. Guarde em latas bem fechadas.

✅️ DICAS

◇  Se quiser, substitua os marmelos por maçãs verdes ou use 1 kg de marmelos e 1 kg de maçãs. Acrescente corante vegetal (anilina) ao purê para dar cor mais intensa à geléia.
◇ Prepare a geléia com até 1 semana de antecedência e guarde em potes bem tampados, em lugar bem fresco (ou na parte de baixo da geladeira; nesse caso deixe chegar à temperatura ambiente para servir).

■  Publicado originalmente na  livro   "Cláudia  Comida & Bebida", n°. 602, de novembro de 2011 ■ 

                                ☆  ☆  ☆ 

Reproduzo as imagens como no original, observando  que as receitas da seção Acervo D. Sarah NÃO  FORAM TESTADAS pelo blog. A proposta é  apenas resgatar a memória dessas publicações e evitar  que se percam.

#acervodonasarah #receitasantigas #receitavintage #receitasdatiaso #receitacaseira  #doces #geleia #geleiacristalizada  #marnelo #marmelada   #facaevenda #façaevenda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado, crítica ou dúvida, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!

Tia Sô

authorOlá, meu nome é Solange Grignolli. Nasci no Paraná (com muito orgulho) e, não posso negar, sou do século passado. Adoro o Sul do país e as coisas simples da vida. Sou sincera, honesta e leal. Adoro meu marido, meu filho, meus amigos e minhas cachorrinhas. Sou o que sou, sem frescuras, e gosto muito de pessoas assim também.
Seguir